Edição atual

v. 4 n. 12 (2017): Revista Científica do ISCTAC

A presente edição da Revista Científica do ISCTAC resulta da compilação de um conjunto de trabalhos propostos pelos professores, investigadores e estudantes da pós-graduação dos cursos ministrados pelo Instituto Superior de Ciências e Tecnologias Alberto Chipande. Esta edição inicia com o texto que apresenta uma discussão sobre os objectivos do milénio e os espaços do desenvolvimento em África. O segundo texto apresenta uma contribuição teórica sobre a relação entre o turismo e Desenvolvimento Humano nos Países em Desenvolvimento. O terceiro texto aborda em torno do risco existente na concessão de créditos, por parte das empresas e da sociedade no geral, tendo em conta, a conjuntura económica existente no nosso país, e tendo em conta as dificuldades existentes no reembolso por parte das empresas e a sociedade no geral, e também identificar o contexto e perspectiva do crédito no actual quadro macroeconómico. O texto seguinte analisa a questão dos desafios do gestor contemporâneo face a competências é a reflexão apresentada no quarto texto desta publicação. O quinto texto apresenta uma reflexão sobre as transformações do ensino técnico-profissional em Moçambique, tendo em conta as problemáticas e complementaridades. O último texto apresenta uma resenha da obra “Construtivismo e Educação: Teorias, Perspetivas e Práticas” que tem como autora Catherine Twomey Fosnot, uma obra publicada pelo Instituto Piaget, em 1996.

Publicado: 2020-01-20
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A Revista Científica do ISCTAC é um periódico de alta qualidade científica que visa disseminar os conteúdos académicos, propriedade do Instituto Superior de Ciências e Tecnologia Alberto Chipande, abreviadamente designado por ISCTAC, Pessoa colectiva sem fins lucrativos, sediada na reitoria da instituição, na cidade da Beira, província de Sofala, Moçambique, concretamente no Centro de Estudos de Pós-Graduação da mesma instituição. A revista é publicada trimestralmente sendo, para o efeito, organizada, dirigida, censurada e editorada pelo Centro de Estudos de Pós-Graduação do ISCTAC, com o auxílio de investigadores, docentes e estudantes que frequentem os cursos ministrados na instituição e outras instituições de Ensino Superior que eventualmente apoiem e identifiquem-se com o projecto. Ela tem como objectivo central promover um espaço permanente de discussões e de publicação dos trabalhos académicos nas áreas de linha de ensino e pesquisa do ISCTAC; estabelecer uma interacção mais ampla entre os corpos discente e investigadores da instituição, bem como incentivar a formação de grupos de estudos e pesquisa para a elaboração de projectos de pesquisa; promover o intercâmbio entre os docentes, investigadores e discentes da instituição com outros actores académicos e sociais a nível nacional, regional e, inclusive, internacional.