SOMOS, UNIVERSIDADE ALBERTO CHIPANDE!

O dia 10 de Agosto de 2021 fica registado com tinta indelével na História da Globalvisa Protocolos, Lda, pela concretização de um dos seus mais ambiciosos projectos de sempre: A criação de uma Instituição do Ensino Superior da Classe A, ontem autorizada pelo Conselho de Ministros com a designação Universidade Alberto Chipande (UNIAC), com sede na cidade da Beira.

A Globalvisa Protocolos, Lda, detida pelo Alturista Prof. Dr. Rizuane Mubarak é a proprietária do ISCTAC – Instituto Superior de Ciências e Tecnologia Alberto Chipande, com sede na capital provincial de Sofala ora transformado com a chancela governamental em UNIAC – Universidade Alberto Chipande.A grande comunidade académica ISCTAC, que envolve corpo docente, estudantil, directivo, funcionários em geral, parceiros e a população à sua volta tem motivos mais que suficientes para celebrar esta importante etapa do seu crescimento.“Um dos aspectos importantes referentes a actual categoria (Instituição do Ensino Superior da Classe A), a Universidade ela actua em todos domínios do conhecimento, deixando de ter limitação de actuação como vinha acontecendo enquanto Instituto Superior” – explicou o Prof. Dr. Júlio Taimira, anteriormente Vice-Reitor do ISCTAC – Instituto Superior de Ciências e Tecnologia Alberto Chipande e que mantém a mesma posição na ora criada UNIAC – Universidade Alberto Chipande.

Aparentemente o que parece ter mudado não é mais se não a denominação, mas logicamente nesse processo ocorreu uma mudança que se compara a noite e o dia: Há uma imensa diferença entre um instituto e uma universidade. As universidades são instituições exclusivamente dedicadas a fins de ensino superior, enquanto os institutos podem ser compostos por uma organização educacional dedicada a qualquer finalidade.Com essa transformação, a cidade da Beira reforça ainda mais a sua posição no ranking nacional com maior cobertura universitária.Importa, entretanto, salientar que a Globalvisa Protocolos, Lda, proprietária da recém criada Universidade Alberto Chipande (UNIAC), fundou o Instituto Superior de Ciências e Tecnologia Alberto Chipande (ISCTAC) em 2009, com sua sede na cidade da Beira e delegações em Pemba e Maputo, oferecendo cursos de Licenciatura (1º ciclo) e Mestrados Integrado (2º ciclo) nas áreas de Ciências Jurídicas e Criminais, Ciências Económicas, Ciências Políticas e Sociais, Ciências de Saúde, Ciências Agrárias, e Ciências Tecnológicas.Ao promover a iniciativa genuina de criação de uma instituição de ensino superior, o jovem alturista moçambicano baseado na cidade da Beira, o Prof. Dr. Rizuane Mubarak tornou-se uma personalidade referência da comunidade académica nacional, uma personalidade Ilustre da cidade da Beira, da província de Sofala, do país, da região, do continente e do mundo em geral. (Chabane Falume-O Autarca)